O conjunto urbano em análise é o resultado da agregação e adição ao largo das últimas décadas de várias construções, marginadas a noroeste pela rua Direita e a sudoeste pela rua Costa Magalhães na aldeia de Tinalhas.

A casa mãe, uma construção de três pisos, de carácter mais erudito manifesto na sua organização e distribuição espacial a par do carácter urbano da sua fachada noroeste, foi sujeita no passado a uma ampliação que visou no essencial a construção de mais um espaço no 1º piso, articulando de forma definitiva a casa mãe com um volume a sul, uma construção em alvenaria de pedra contendo várias dependências de apoio ao funcionamento do conjunto.

A norte, referimos a existência de três pequenas construções, autonomizadas matricialmente e geminadas à casa principal.

Agregadas funcionalmente às demais construções estas pequenas edificações de dois pisos, manifestam na sua escala, tipologia e carácter das suas fachadas a identidade de um contexto mais rural.

O conjunto resultante desta geminação no tempo, de diferentes construções, de carácter e tipologias diferenciadas, delimita a poente uma área de logradouro.

O jardim, m espaço contido, de onde se revela a presença de uma Tília, constitui por oposição ao carácter mais urbano do conjunto a nascente, uma área de grande recato e intimidade que se entende preservar e potenciar, espaço de encontro e vivência das várias construções que o marginam.

O programa de reabilitação do conjunto em presença estrutura-se em torno de duas estratégias paralelas: A reabilitação e restauro da casa principal e a remodelação das demais construções visando a sua autonomização funcional.

Propôs-se a reorganização integral do interior destes espaços, centrada na adopção de tipologias que permitem mediante a concentração em núcleos das áreas de serviço e comunicações verticais, a liberação e valorização dos espaços de maior permanência, onde se procura a luz e o contacto com o exterior.

Ficha técnica

Arquitectura
– Bernardo Pizarro Miranda
– Dina Gonçalves Ferreira
– Natacha Pereira
– Barbara d’Agaro
– Ana Rita Carmo
– Marilia Moriés Borges

Fundações e Estrutura
– Mário Leitão | Sampriz Lda.

Instalações Eléctricas
– Ruben Sobral

Instalações Mecânicas
– António brito Gouveia

Instalações Águas e Esgotos
– António brito Gouveia

Promotor / Proprietário
– Maria Inês Mansinho
– Eduardo Freitas

Empreiteiro
– STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, S.A.

Fotografia
– @DMF
– Bernardo Pizarro Miranda

castelo branco, 2002-2007