A Quinta do Castelo, propriedade do Instituto dos Missionários da Consolata (IMC), com uma área de aproximadamente 55 mil metros quadrados, encontra-se implantada numa topografia de pendente acentuada ao longo do eixo da IC19.A quinta possui um conjunto de construções e anexos que foram, adaptados aos objectos de um plano de revitalização lançado pelos padres da Consolata em 2013.

A intervenção realizada procurou reajustar os espaços de uma construção anexa à casa principal e de uma área coberta destinada a sediar a realização de eventos para grupos.

A reconfiguração de um espaço multiuso coberto, destinado a sediar reuniões de grupo e celebrações comunitárias, bem como a construção de um alpendre sombreado em toda a largura da intervenção, permanece como a imagem da nova intervenção.

O conceito nuclear de intervenção encontrado, tentou associar o edifício existente às qualidades do que é novo, para criar um resultado feito de circunstâncias claras e com um efeito hospitaleiro: a transformação de uma aparência que justapõe tradição e modernidade, entendida não como contraste ou antagonismo, mas sim como construção de uma nova síntese.

O programa o novo espaço deve receber o visitante inesperado e anónimo, proporcionando, através da tensão entre a qualidade das novas superfícies e o volume secular, uma atmosfera propícia à hospitalidade.

Ficha técnica

Arquitectura
– Bernardo Pizarro Miranda
– Dina Gonçalves Ferreira

Promotor / Proprietário
– Missionários da Consolta | Centro Missionário Padre Paulino – Cacém

Empreiteiro
– Caió-Construção lda.

Fotografia
– Renata Macedo
– Filipe Prudêncio
– Bernardo Pizarro Miranda

Cacém, 2015