O projecto de remodelação da Loja do Oceanário de Lisboa visou responder à vontade de dinamizar e integrar um conjunto de espaços complementares no circuito expositivo do Oceanário de Lisboa.
Dos princípios, regras e conceitos que nortearam o projecto, releva-se:
– A integração do espaço da loja no circuito de visita da exposição do Oceanário, mediante a redefinição do percurso de entrada e saída, ao qual se propõe adoçar uma área de cafetaria.
– A vinculação do ambiente e caracterização do Oceanário aos novos espaços, de forma a potenciar a percepção de um percurso expositivo integrado, que culmina na área da loja.
– Proposta de um novo volume, interior, contendo os novos espaços da loja, suporte de comunicação exterior, procurando-se a associação temática e comunicacionalment com o Oceanário.
– Definição de duas áreas temáticas complementares, interligadas no espaço da loja. A primeira, de carácter mais didático e a segunda, centrada na venda de produtos vários, procurando a organização por categorias em função da sua importância estratégica, temática e económica.
– Localização no perímetro da loja de módulos expositores, potenciando a capacidade de exposição e stock, de forma a garantir uma circulação equilibrada através da loja.
– Redefinição de circuitos dos visitantes, mediante a proposta de relocalização da entrada e saída da loja e a autonomização do volume da venda de bilhetes.
Ficha técnica
Arquitectura
– Bernardo Pizarro Miranda
– Miguel Gorgulho
– Dina Gonçalves Ferreira
– Natacha Pereira
– Maria Moriés Borges
Instalações Eléctricas e Telecomunicações
– Ruben Sobral
Instalações Mecânicas
– António Brito Gouveia
Instalações Águas e Esgotos
– António brito Gouveia
Projecto de Segurança
– António Portugal
Promotor / Proprietário
– Oceanário de Lisboa
Empreiteiro
– Engitetra, Construções Lda.
– Carpintaria Capersil Lda.
Fotografia
– ©DMF
– Bernardo Pizarro Miranda
lisboa, 2004-2006