O projecto de remodelação da Loja do Oceanário de Lisboa visou responder à vontade de dinamizar e integrar um conjunto de espaços complementares no circuito expositivo do Oceanário de Lisboa.

Dos princípios, regras e conceitos que nortearam o projecto, releva-se:

– A integração do espaço da loja no circuito de visita da exposição do Oceanário, mediante a redefinição do percurso de entrada e saída, ao qual se propõe adoçar uma área de cafetaria.

– A vinculação do ambiente e caracterização do Oceanário aos novos espaços, de forma a potenciar a percepção de um percurso expositivo integrado, que culmina na área da loja.

– Proposta de um novo volume, interior, contendo os novos espaços da loja, suporte de comunicação exterior, procurando-se a associação temática e comunicacionalment com o Oceanário.

– Definição de duas áreas temáticas complementares, interligadas no espaço da loja. A primeira, de carácter mais didático e a segunda, centrada na venda de produtos vários, procurando a organização por categorias em função da sua importância estratégica, temática e económica.

– Localização no perímetro da loja de módulos expositores, potenciando a capacidade de exposição e stock, de forma a garantir uma circulação equilibrada através da loja.

– Redefinição de circuitos dos visitantes, mediante a proposta de relocalização da entrada e saída da loja e a autonomização do volume da venda de bilhetes.

Ficha técnica

Arquitectura
– Bernardo Pizarro Miranda
– Miguel Gorgulho
– Dina Gonçalves Ferreira
– Natacha Pereira
– Maria Moriés Borges

Instalações Eléctricas e Telecomunicações
– Ruben Sobral

Instalações Mecânicas
– António Brito Gouveia

Instalações Águas e Esgotos
– António brito Gouveia

Projecto de Segurança
– António Portugal

Promotor / Proprietário
– Oceanário de Lisboa

Empreiteiro
– Engitetra, Construções Lda.
– Carpintaria Capersil Lda.

Fotografia
– ©DMF
– Bernardo Pizarro Miranda

lisboa, 2004-2006