“Agora bem, o que significa ser legível, ser compreensível?, quais são os instrumentos dessa legibilidade? Há muitas maneiras de entender e captar uma cidade, com a ajuda de mapas, guias, rótulos e a informação, até à compreensão prévia da história, das estruturas sociais e culturais. No entanto, do que se trata é de entende-la sem ter que a estudar, capta-la a partir das próprias senhas de identidade, pela clarificação e classificação dos itinerários, pela presença estratégica dos monumentos e dos serviços colectivos; para isso, o melhor instrumento é o valor descritivo da forma urbana ou mesmo ainda da forma do espaço publico, porque (…) nesse aspecto, a cidade é o espaço publico, aberto e ao ar livre ou construído, em serviços ou monumentos.”
– Oriol Bohigas, “Barcelona:un’ esperienza urbanística

Procura-se a inteligibilidade de um sitio na recondução de um espaço urbano desvitalizado, integrado na estrutura ecológica fundamental da cidade.
A área de intervenção integra uma rede mais vasta de centros e sub-centros ligados entre si por vias e percursos pedonais, desenhando a estrutura urbana do centro da cidade.
Na mesma linha de pensamento, o conjunto de eixos que delimitam a área de intervenção, desempenham um papel fundamental na definição e consolidação da área urbana mais vasta do centro da Cidade e desta área em particular.
À existência de um corredor verde estruturante, articulado com o centro histórico da cidade associa-se a proposta de consolidação de uma rede de percursos pedonais, religando de forma continuada o espaço natural e a cidade dinâmica.
Uma linha de água e respectivos espaços naturais adjacentes penetram a área de intervenção, ajudando à leitura da imagem urbana e possibilitando a concretização de um continuo de espaços naturais didácticos e de lazer integrados na cidade.

Ficha técnica

Arquitectura
– Bernardo Pizarro Miranda
– Miguel Gorgulho
– Dina Gonçalves Ferreira
– Marília Moriés Borges

Arquitectura Paisagísta
– Carlos Ribas, PROAP

Fundações e Estruturas
– Teixeira Trigo Lda.

Águas e Esgotos
– Engimodus

Instalações Electricas
– Ruben Sobral

Imagem 3D
– Miguél Gorgulho



Cascais, 2005